O GoingUp Contest irá decorrer, de forma ininterrupta, entre as 10h30 e as 17h00 do dia 17.
Previamente, entre as 09h00 e as 10h30, os participantes deverão recolher, junto do secretariado, a pulseira identificativa de participante e um mapa de localização dos blocos / vias / problemas, que se encontrarão dispersos pela zona central da cidade de Espinho.
Às 9h00 será igualmente publicada, na página web do evento, toda a informação referente à localização dos blocos / vias de escalada, pontuações, e demais informação considerada pertinente.
Todos os participantes que pretendam ingressar na tabela classificativa do GoingUp Contest irão receber, na semana anterior ao evento, por e-mail, uma notificação para procederem ao registo individual na plataforma de classificação.
Será nesta plataforma que os participantes deverão, ao longo do GoingUp Contest, proceder ao registo dos seus encadeamentos.
Todos aqueles que pretendam participar no GoingUp Contest sem fazer o registo da sua pontuação serão livres de o fazer, não sendo o seu nome listado na tabela classificativa.
Todos aqueles que pretendam aceder ao GoingUp Pro terão, obrigatoriamente, de classificar-se no GoingUp Contest, sendo esta a forma encontrada de seleccionar os participantes que irão escalar um conjunto de blocos de maior dificuldade técnica, num modelo semelhante ao que pode ser encontrado numa competição de âmbito federativo.
Durante o GoingUp Contest os participantes poderão escolher livremente qual a ordem, e quais os blocos ou vias, que irão tentar escalar.
A cada bloco/via será atribuída uma determinada pontuação. As vias mais fáceis serão menos valorizadas, as vias mais difíceis serão mais pontuadas.
Não existe um número máximo para as tentativas de encadeamento de um bloco/via. Após uma tentativa falhada, o participante irá para o final da fila de espera, se pretender repetir a tentativa.
Caso o escalador alcance o top do bloco/via à primeira tentativa (flash) a pontuação será bonificada.
O registo dos tops dos blocos/vias alcançados será realizado de imediato e diretamente, pelo escalador, na plataforma online de gestão de competições. A tabela classificativa geral será atualizada em tempo real.
Em cada um dos locais de escalada encontrar-se-á um elemento da organização que procederá ao registo dos escaladores que fizerem top e assegurará o cumprimento das regras de segurança. Não irão existir árbitros. A equipa organizadora acredita na boa fé e no comportamento ético de todos os participantes.
A tabela classificativa do GoingUp Contest será Geral, havendo apenas a distinção por sexos.