GoingUp, um evento ímpar em anos ímpares!
Na primeira edição do GoingUp Espinho Climbing Festival, em 2023, a celebração extrema de tudo o que se escala tomou conta de Espinho. Foi emocionante e uma experiência incrível para todos.
Este ano, prepara-te para um mergulho de emoções, porque metemos água. A novidade é a inclusão do Psicobloc. Toda a gente vai poder experimentar este formato com a queda em água. Vem desafiar a gravidade sem cordas e sem colchões, apenas a água te espera.
Em 14 junho 2025, vamos ter as etapas CONTEST, PRO e DYNO, tal como na primeira edição. O GoingUp continuará a ter escalada urbana, escalada com corda, e blocos mais “tradicionais” com colchões e crashpads, pela cidade de Espinho. A novidade é o psicobloc, com blocos montados na piscina, em todas as etapas.
No GoingUp CONTEST, ao longo do dia, crianças e adultos, poderão fazer escalada urbana (problemas espalhados pela cidade de Espinho, em pontos assinalados em mapa), psicobloc (na Piscina Solário Atlântico – a nossa Arena Aquática TNW) e bloco em estruturas artificiais (na Praça Progresso – a nossa Arena Zone). Traz crashpad, arnês e muda de roupa. No psicobloc, nós fornecemos a água onde cais.
O GoingUp PRO é a competição final, entre os melhores do CONTEST e vai ser uma competição de Psicobloc. Este ano, vamos ver quem serão os encharcados finais, na Piscina Solário Atlântico.
O GoingUp DYNO é a competição de lançamentos que, claro, vai ser sobre a água da piscina. Em cada ronda, a distância para a presa a agarrar irá sendo maior. Passa à ronda seguinte quem conseguir controlar a presa. Todos os inscritos poderão lançar-se e ver quem chega mais longe. A molha é certa!
No dia anterior, 13 junho 2025, vai ser a cerimónia de abertura, com o GoingUp MATRIX. Aqui também temos uma novidade. Além da escalada da torre da Igreja Matriz de Espinho, temos uma demonstração de highline sobre a praça.
Não há festival sem festa. Podemos estar no GoingDown até à uma da manhã, com DJ Beja, na piscina.
O GoingUp tem como parceiros imprescindíveis: Câmara Municipal de Espinho, Federação Portuguesa de Escalada de Competição (FPME), The North Wall, Associação Escola de Montanha e Zone Climb. Conta ainda com os apoios do São Rock Climbing, Porto International Climbing Organization (PICO), Proa Climbing Center e dezenas de voluntários, fundamentais para a orgranização, estruturas e apoio aos participantes.
Route setting: The North Wall (Arena Aquática TNW e urbano) e Zone Climb (Arena Zone).
A organização deste festival é pelo Núcleo de Montanha de Espinho (NME) e a equipa organizadora do GoingUp 2025 é: Eva Antunes (coordenação geral), João Graça (web e estruturas), Nuno Raposo (inscrições e estruturas), Nuno Coelho (estruturas e logística), Miguel Peneda (estruturas e logística) e Hugo Sá (imagem e branding).