Passaram mais de vinte anos desde que o Núcleo de Montanha de Espinho organizou a primeira edição do EBC – Espinho Boulder Contest. Foram doze edições de um evento que certamente terá ficado na memória de todos aqueles que puderam participar, e que, acreditamos, terá contribuído para o desenvolvimento da escalada nacional. Muitas outras competições de escalada surgiram desde então, elevando a qualidade organizativa e competitiva dos eventos, assegurando deste modo um futuro promissor ao nível da escalada de competição em Portugal.
Com a mesma ilusão e vontade de inovar decidimos avançar com a organização de um novo evento. A ideia passa por reunir, anualmente, toda a comunidade de escaladores, sendo a competição de escalada apenas um pretexto para se fazer uma festa em torno de algo que nos une: o gosto pela escalada.
Assim nasce a primeira edição do GoingUp Climbing Festival, que se irá realizar nos próximos dias 17 e 18 de junho, em Espinho, e que conta desde logo com o apoio da Câmara Municipal de Espinho, da FPME – Federação Promotora de Escalada de Competição e da The North Wall.
Em Espinho não temos montanhas, nem falésias, nem grandes estruturas artificiais de escalada. Mas temos pessoas capazes de doar o seu tempo a um projeto associativo e imaginação. Muita imaginação. E isso é tudo o que é preciso para que o sonho se torne realidade.
O GoingUp Contest foi pensado de forma a que tanto escalador que se inicia agora na modalidade, como o escalador de maior nível desportivo, possam desfrutar de um belo dia passado junto ao mar, enquanto experimentam algumas das vias que iremos preparar. Teremos vias para escalada com corda, problemas de bloco, e algumas surpresas pelo meio.
Apesar de não ser o foco do evento, quisemos aproveitar a ocasião para trazer a escalada de competição para a rua. Assim, os melhores escaladores terão também oportunidade de participar no GoingUp Pro, uma final de escalada de bloco, numa parede novinha em folha.
A torre da igreja matriz de Espinho será escalada pela primeira vez desde que foi construída. O GoingUp Matrix será também um momento em que iremos promover uma recolha de alimentos para apoio aos mais desfavorecidos.
Respondendo aos pedidos de muitos escaladores, iremos ter de volta o concurso de lançamentos, desta vez em modo noturno e ao ar livre. No GoingUp Dyno o espectáculo está garantido.
Um festival sem festa não é um festival. Assim, quando não restarem pontas nos dedos, haverá tempo ainda para um copo num bar, mesmo em frente ao nosso mar. Será a GoingDown Party.
Todos os participantes federados na FPME, com seguro desportivo para a prática de escalada, poderão ainda, no domingo de manhã, experimentar os problemas da final do dia anterior, no GoingUp FPME.
Going Up?