trail running

Tudo começou algures numa aldeia perdida no meio da serra. Eram duas corridas no mesmo fim de semana. Em Gondramaz no Sábado e em Casal de São Simão no Domingo. Foram pouco mais de 30 km de puro prazer. Passamos por bosques de castanheiros, freixos e carvalhos, descemos vales até encontrarmos riachos de água transparente, percorrendo carreiros estreitos ou estradões de terra batida, subindo até aos cumes mais altos, para acabar no coração de uma aldeia em festa. À nossa espera, uma multidão em êxtase e um esplêndido churrasco, onde participaram todos vários atletas e acompanhantes.

Essa prova mudou para sempre a nossa forma de olhar para a corrida. Até aí era apenas um meio que nos permitia mantermos a forma física necessária aos vários desportos que praticávamos. Mas com esse alucinante fim-de-semana deparamo-nos com um desporto novo: o Trail Running. A euforia foi tanta que rapidamente começamos à procura de outras provas, e claro, de novos locais para treinar.

O entusiasmo foi-se espalhando e foram muitos os amigos que, sedentos de aventura, se nos foram juntando. Nos dias de hoje somos já quase uma vintena de companheiros. Em 2011 temos vindo a participar em grande parte das provas de trail realizadas em Portugal, onde se destacam o Axtrail e o Ultra Trail da Serra da Freita. Ainda neste ano demos início à internacionalização, com mais de 10 atletas a participar no Galicia Maxica. Um circuito de 5 provas realizadas na vizinha Galiza.

* Em bom abono da verdade a nossa primeira experiência foi uma prova em Castelo de Paiva, mas isso é outra história, que nem o Mia Couto do atletismo conseguia transformar numa narrativa interessante!