Workshop de identificação de cogumelos

O Outono não é só dias húmidos, de chuva e de menos sol. É a época em que as florestas se enchem de cogumelos silvestres. Como nós não gostamos de arriscar e petiscar, não vamos por atalhos. No domingo, o NME organizou um workshop de identificação de cogumelos com o formador e micólogo Marco Ferraz.

A melhor forma de aprender a identificar os comestíveis e os que são mais saborosos, é ir para o terreno com um especialista. Aprendemos sobre a função dos cogumelos no ecossistema, sobre ética da apanha do cogumelo e a identificar várias espécies. Apanhar cogumelos de forma responsável quer dizer: não apanhar em demasia, usar um cesto para permitir que os esporos se disseminem, e ter cuidado olhando por onde pomos os pés e não revolvendo o solo.

Apesar da chuva constante na zona de Moldes na Serra da Freita, o grupo manteve-se persistente e achamos que se angariou mais uns aficionados dos fungos. Houve até oportunidade para degustação da recolha feita. Os cogumelos salteados em lume de lenha ficaram de comer e chorar por mais.

O Marco Ferraz é um guia de natureza entusiasta e excelente comunicador. Obrigada pela partilha e até breve.

Palavras de ordem: “Em caso de dúvida, não arrisque!”

Texto & fotos: Eva Antunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook